quinta-feira, maio 13, 2021
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Oficinas repaginadas e limpas chamam a atenção dos clientes

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Curitiba – PR 11/5/2021 – Além da qualidade do serviço, a limpeza do lugar transmite profissionalismo e confiança, bem diferente das oficinas de antigamente que eu conheço.

Cada vez mais oficinas de reparo, funilaria e pintura estão se assemelhando às oficinas de concessionárias, com visão clean, infraestrutura moderna e buscando excelência no atendimento ao cliente. Aquela antiga impressão de ferro velho, desordem e sujeira, está ficando para trás.

“Precisamos acompanhar o desenvolvimento e nos modernizar, investindo em novos equipamentos, mas também nas instalações e limpeza do lugar”, disse André Barboza, administrador da Oficina Jocar. Justamente, esse aspecto inovador e o ambiente limpo e acolhedor é o que também vem chamando a atenção dos clientes da Oficina Jocar.

Boa impressão

“Além da qualidade do serviço, a limpeza do lugar transmite profissionalismo e confiança, bem diferente das oficinas de antigamente que eu conheço”, revelou Gloria Carta. Na opinião de Oreste Lucca, a primeira impressão foi das melhores possíveis. “Me chamou a atenção a limpeza do lugar que, sinceramente, é melhor do que muita concessionária”, disse.

Oficinas modernas também devem oferecer uma gama de serviços cada vez maior, e capacidade de atender trabalhos diferenciados, para se destacarem da concorrência, ficando na mente e na preferência dos clientes, sempre que precisarem voltar com o carro. “Fiquei impressionada com o serviço! Fora que o lugar é bem limpo e agradável, inclusive devolveram o carro limpo! Cuidaram muito bem de tudo, na Oficina Jocar a gente se sente em casa”, declarou Rita Isabel Celestino.

Desafio constante

A Jocar existe desde 1990, atualmente conta com 30 colaboradores e duas unidades em Curitiba, nos bairros Rebouças e Tarumã. “Tivemos períodos difíceis como qualquer micro e pequena empresa, mas seguimos em frente com determinação e coragem, sempre. O desafio mais emblemático, sem dúvida, foi quebrar a imagem negativa que se tinha com relação às oficinas, transformar aquela visão de fundo de quintal para uma empresa respeitada”, comenta João Carlos, fundador da empresa.

Com 30 anos de fundação, a Oficina Jocar passou por todo esse processo de modernização ao longo dos anos. “Preservando nossos valores e simplicidade do início da década de 90, implantamos nos últimos anos uma gestão profissionalizada, investimos em novos equipamentos e em processos para aumentar cada vez mais a satisfação dos nossos clientes e seguradoras parceiras”, conta André Barboza, administrador da Oficina Jocar.

“O principal desafio continua sendo se destacar no mercado. Crescer e sermos admirados por aquilo que temos feito, tanto pelo concorrente quanto pelo cliente”, conclui André Barboza.

Práticas que chamam a atenção do cliente:

– Manter a limpeza do ambiente.
– Investir em equipamentos.
– Utilizar tecnologia para os agendamentos.
– Ter consciência sustentável.
– Capacitação constante.
– Priorizar o melhor atendimento.
– Deixar a sua marca na internet.

Website: http://www.oficinajocar.com.br

Rede de Varejo Colaborativo retorna sobras de R$ 18 milhões

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Santo André, SP 11/5/2021 – Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e à comunidade

A Coop já disponibilizou aos seus cooperados a distribuição das sobras líquidas de 2020 no valor de R$ 18 milhões, montante aprovado no último dia 24 de março durante Assembleia Geral Ordinária (AGO). Esse valor é 50% maior que o ano anterior, de R$ 12 milhões.

Os cooperados que se abasteceram em uma das lojas de supermercado, drogarias ou postos de combustíveis ao longo do ano passado poderão fazer o resgate em qualquer unidade e diretamente no checkout, mediante apresentação do CPF e documento com foto. O valor de resgate de cada um é proporcional ao volume de compras efetuado no exercício.

De acordo com Luciana Benteo, coordenadora de Responsabilidade Social da Coop, a distribuição do retorno é um dos mais importantes diferenciais da Cooperativa em relação às empresas supermercadistas tradicionais. “Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e à comunidade, a exemplo também do programa de saúde e qualidade de vida, doações para entidades beneficentes das cidades, as quais contam com unidades de distribuição, e preços exclusivos para quem é cooperado”.

A Coop fechou o exercício de 2020 com faturamento total de R$ 2.618 bilhões, possui cerca de 6 mil colaboradores diretos, mais de 895 mil cooperados ativos e 103 unidades de varejo, divididas em 31 lojas de supermercados, sendo 23 no Grande ABC, uma em Piracicaba, três em São José dos Campos, duas em Sorocaba e duas em Tatuí, três postos de combustíveis e 69 drogarias. Por ser uma cooperativa, seu principal objetivo é oferecer os melhores serviços a preços justos, além de reverter benefícios a seus cooperados e à comunidade.

Website: https://www.portalcoop.com.br/

Empresa lança primeira franquia de construtora para engenheiros e arquitetos

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Ponta Grossa – Paraná 11/5/2021 –

A pandemia de coronavírus causou perdas para a maioria dos setores da economia. Contudo, o setor da construção civil segue a caminhada na contramão da crise e permanece aquecido. Em 2020, por exemplo, o segmento foi responsável pela maior geração de empregos no país nos primeiros 10 meses do ano – foram cerca de 139 mil vagas formais –, e responde por 34% de toda a indústria nacional, segundo o Ministério da Economia e o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo, respectivamente.

Falando do mercado de franchising, o segmento de Casa e Construção foi o que setor que mais cresceu em 2020, faturando mais de R$ 12 bilhões – 12,8% a mais que 2019 – e registrou um aumento de 3,7% em número de unidades, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Para 2021, as expectativas continuam positivas para esse mercado. Segundo projeções da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a construção civil terá o maior crescimento em oito anos, com expectativas de avanço em 4% do PIB.

“O efeito da pandemia afetou de forma negativa o faturamento de praticamente todos os setores do franchising, exceto o segmento de Saúde, Beleza e Bem-Estar e o de Casa e Construção. Foi e está sendo um período difícil para todos, mas o mercado de construção civil tem se destacado e mostrado que é um segmento sólido, mesmo diante de uma crise global”, explicou Fred Henrique, especialista em expansão de negócios e diretor comercial do Grupo Hashtag Franquias.

No ramo de construção há mais de 10 anos, o engenheiro Pablo Batista, proprietário da Construtora BAZA, enxergou no ramo de franchising, uma oportunidade de expandir o seu negócio, uma vez que não havia nenhuma franquia de construtora no país.

“Há anos tenho desenvolvido uma metodologia própria de trabalho com um sistema de gestão personalizado e replicável, que permite organizar de maneira eficiente todas as etapas de um projeto, desde a fase de planejamento até a entrega final, além de reduzir consideravelmente os valores necessários para a construção de uma residência ou empreendimento”, disse o engenheiro Pablo Batista. “Após testar o sistema e metodologia por anos e alcançar resultados excelentes, que geraram dezenas de obras e empreendimentos de alto padrão no estado do Paraná, decidi compartilhar a marca, estrutura de gestão e metodologia do negócio da BAZA com quem deseja entrar na área de construção civil, no modelo de franquia, principalmente engenheiros, arquitetos e construtores”, completou.

Com a entrada da BAZA no mercado de franchising, a empresa se tornou a primeira franquia de Construtora do Brasil. Além disso, a franquia já conta com cinco unidades implementadas em Ponta Grossa (PR), Curitiba (PR), Joinville (SC), Itajaí (SC) e Florianópolis (SC).

Vantagens de investir em uma franquia de casa e construção

Segundo um levantamento da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), o déficit habitacional no Brasil cresceu 7% em dez anos (2007-2017).

Dessa forma, ainda há muitas pessoas que estão em busca de ter a sua própria casa, gerando oportunidades para empreendedores do ramo.

“A experiência e o planejamento fazem toda a diferença na hora de ingressar em um negócio. Ter ao lado uma franquia experiente e uma empresa com um modelo estruturado, traz a estabilidade e segurança que um franqueador precisa para crescer”, finalizou Fred Henrique.

A franquia Construtora BAZA procurou uma empresa especializada na formatação de franquias para realizar essa modalidade de expansão – hashtagfranquias.com.br.

Para entender melhor como a franquia funciona, basta acessar www.construtorabaza.com.br/franquia.

Website: http://www.construtorabaza.com.br

Ecossistema de negócios revigora o mercado varejista brasileiro no pós-pandemia

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São Paulo- SP 11/5/2021 –

De acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), entre abril e junho de 2020, período mais acirrado da pandemia, o varejo registrou perda de 135,2 mil lojas com vínculos empregatícios. O momento é difícil e exige protagonismo.

Diante de um cenário de incertezas e transformações no mercado cada vez mais aceleradas, como prosperar em um ambiente altamente competitivo, instável e mutável? E ainda: é possível expandir ações e fortalecer o relacionamento entre empresas e clientes?

A respostas estão no modelo conhecido como “Ecossistema de Negócios”. O sistema, criado na China, é orientado para realizar o crescimento exponencial da empresa através de sinergias de negócios. Desse modo, cria-se uma oferta de serviço única, impossível de ser elaborada sozinha e dificilmente replicável, garantindo, assim, diferenciais competitivos para alavancar os resultados. Grandes varejistas nacionais e mundiais são exemplos de sucesso da modalidade. Entre elas: Carrefour Brasil, Americanas, B2W, Magazine Luiza, Alibaba, Pinduoduo, Tencent e Sonae.

Ciclo educativo

Inspirada pelo modelo, a Gouvêa Academy, com o apoio da KPMG, lança o primeiro ciclo do Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo. Nesta edição, o foco está em realizar um estudo aprofundado para entender e pensar o Ecossistema de Negócios no Brasil atual e compreender as transformações provocadas pela modalidade no mercado mundial.

O ciclo educativo vai ocorrer nos dias 27 e 28 de maio, de acordo com a seguinte programação:

27/05 (das 18h às 20h) – evento online e interativo, com palestra e debate promovido pelo professor de inovação e estratégia no IMD, Mark Greeven. O acadêmico é parceiro estratégico do Ecossistema Gouvêa e autor dos livros: “Business Ecosystemsin China: Alibaba and Competing Baidu, Tencent, Xiaomi and LeEco” e “Pioneers, HiddenChampions, Change Makers and Underdogs: Lessons from China’s Innovators”.

28/05 (das 08h30 às 12h) – imersão no tema com debate e interação, moderado por Marcos Gouvêa de Souza (fundador e diretor-geral da Gouvêa Ecosystem) e Eduardo Yamashita (chefe de operações da Gouvêa Ecosystem), autores do whitepaper “Ecossistemas de negócios: Transformando o mercado, o consumo e o varejo”. O evento contará também com a participação do Co-founder da China How Club e Ex-VP Alibaba, Shaoming Yang. O executivo é especialista em e-commerce e tem 15 anos de experiência no mercado de comércio eletrônico chinês. Atuou de forma ativa na entrada de mais de 500 empresas e marcas estrangeiras no gigante mercado de e-commerce da China.

O Programa de Desenvolvimento Estratégico em Consumo e Varejo elaborado pela Gouvêa Ecosystem é um conjunto de ações educativas voltadas para a capacitação de líderes varejistas, com o objetivo de torná-los agentes de transformação e mudança que o país necessita.

Mais informações no LINK

Realizador

Gouvêa Ecosystem

A Gouvêa Ecosystem é composta por 17 empresas dedicadas a apoiar e promover a evolução dos negócios em 4 verticais: Consultoria, Serviço, Solução e Relacionamento. Membro do Ebeltoft Group – consórcio global com 18 empresas de consultoria especializadas em varejo e consumo em 22 países.

Mais informações para a imprensa
Fábio Rego Barros (Assessor de Imprensa)
(21) 99968-2771
fabio.barros@gsmd.com.br

Website: http://www.gouveaecosystem.com

Geap vacina colaboradores contra a gripe Influenza

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Brasília, DF 11/5/2021 – A nossa expectativa é de que até a 1ª quinzena de maio, todos os colaboradores estejam vacinados e seguros.

A Fundação Geap, sempre pensando nos colaboradores, está promovendo uma campanha de vacinação contra a gripe Influenza. Mais de 1.200 colaboradores já foram vacinados em todo o Brasil.

Cerca de 343 colaboradores foram vacinados na Diretoria Executiva em Brasília, 662 nos Estados e 259 na Gerência do Distrito Federal, totalizando até o momento, cerca de 1.264 colaboradores vacinados.

Três Gerências Estaduais deverão vacinar os colaboradores em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde são eles, Acre, Mato Grosso do Sul e Pará.

A vacinação contra a Influenza é mais um passo da nova gestão da Fundação Geap em direção a imunização total dos cerca de 2.000 funcionários, entre colaboradores, estagiários, menores aprendizes e terceirizados.

A gerente de Promoção à Saúde da Fundação, Gracilene Ferreira, lembra que todo ano o calendário nacional de vacinação do Governo Federal é disponibilizado para todos os colaboradores como forma de zelar pela saúde de todos e minimizar o absenteísmo, “a nossa expectativa é de que até a 1ª quinzena de maio, todos os colaboradores estejam vacinados e seguros. Vamos acelerar essa vacinação”, falou Gracilene.

Para o diretor-presidente da Fundação, Ricardo Figueiredo a vacinação é fundamental. “Precisamos estar atentos a saúde dos nossos colaboradores, são eles que estão lá na ponta lidando com os beneficiários, é nossa responsabilidade garantir a saúde deles ainda mais em tempo de uma pandemia mundial”, disse Figueiredo.

O diretor-presidente lembrou ainda que a Geap segue rigorosamente o calendário de vacinação nacional. “É um cuidado básico com nossos colaboradores que é realizado todo ano de forma inclusiva e igualitária”, afirmou Ricardo Figueiredo.

Cadeados oferecem segurança extra para o portão

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São Paulo 11/5/2021 –

Seja em casa ou no comércio, o cadeado sempre foi sinônimo de proteção extra. No entanto, quem busca por essa segurança, encontra uma extensa quantidade de opções, pois os cadeados variam de acordo com seu tamanho, aplicação, função ou tipo de material. Por isso, para adquirir um cadeado, é importante identificar qual será a sua finalidade, para então decidir pelo modelo ideal.

Com 50 anos de história, a Stam possui um portfólio completo, incluindo os cadeados usados no fechamento de portões. A empresa lançou no mercado brasileiro uma linha completa de produtos produzidos com ZAMAC, uma liga metálica composta por quatro elementos, que deram origem ao seu nome: zinco, alumínio, magnésio e cobre. Essas peças, fundidas em ligas de zinco, além da resistência superior a intempéries, possuem qualidade e resistência considerável à corrosão e ao desgaste. Por esse motivo, estão entre os produtos mais recomendados para uso externo (portões).

Eles são comercializados, com a opção de chave, nos tamanhos 20mm, 25mm, 25mm haste média, 30mm, 30mm haste média, 35mm, 40mm, 45mm e nos modelos com haste longa (30mm e 35mm), que são indicados para portões onde a haste tradicional não alcança a área de fechamento do portão. Todos os produtos trazem como diferencial o revestimento e-coat, superfície anticorrosiva que aumenta a proteção da face exterior do cadeado, além de ser sustentável, à base de água e totalmente isenta de chumbo.

Outro produto que também é indicado para uso em portões é o cadeado com segredo de 40mm. Ao invés do uso da chave, basta inserir uma combinação de 4 números, entre as 10 mil opções customizáveis. Assim como os demais modelos, ele também é produzido com ZAMAC e revestimento e-coat.

Além dos produtos fabricados com ZAMAC, a Stam também recomenda os cadeados fabricados em latão que se destacam pela robustez e pela haste em aço cementando e cromado (a partir dos modelos de 30mm), que possui um sistema exclusivo de proteção e maior resistência a cortes e arrombamentos. Com tamanhos que variam de 20mm a 50mm, o cadeado de latão Stam dispõe de um disco de segurança anti-gazua (gazua = denominação dada a ferramentas criadas para abrir os cilindros sem a chave), cilindro de latão trefilado, mola em ação inoxidável, chaves de latão niqueladas e pode ser usado não só para fechamento de portões, mas também grades e janelas.

Website: http://www.stam.com.br

Seguro para bicicletas protege contra os imprevistos

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11/5/2021 –

Ainda no início da pandemia, a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) indicou a prática individual de atividades físicas ao ar livre, mantendo o distanciamento e o uso da máscara. As opções são diversas: caminhar; correr; andar de bicicleta e/ou de patins; pular corda; fazer agachamentos, abdominais e flexões, entre outras. Nesse cenário, muitos brasileiros se renderam às bicicletas como opção de transporte, atividade física e lazer. De acordo com dados da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), as vendas no segmento aumentaram 50% no ano de 2020, na comparação com os 12 meses de 2019.

A Aliança Bike também aponta que a bicicleta fabricada no Brasil é uma das mais caras do mundo. Por exemplo, com materiais similares aos encontrados em carros esportivos, as bicicletas de alta performance custam entre R$ 30 mil e R$ 75 mil no Brasil. Por isso, para proteger o investimento, a contratação de um seguro faz a diferença. No mercado é possível encontrar o serviço de seguros para as bikes, com assistências que ajudam a resolver despesas e problemas inesperados no dia a dia. “O produto traz para o cliente tranquilidade quando algum imprevisto acontece, principalmente neste caso de patrimônios com valores altos”, comenta Luiz Carlos Gama Pinto, Diretor Executivo da Corretora de Seguros Bancorbrás.

O seguro é voltado para bicicletas com valor a partir de R$ 3 mil reais. O produto oferece cobertura em caso de danos decorrentes de tentativa de subtração, incêndio, explosão, queda e acidentes com o veículo transportador, este quando conduzido pelo segurado; furto; extravio em viagens; auxílio em caso de morte ou invalidez decorrente de acidente; danos materiais ou corporais causados a terceiros durante o uso da bicicleta; danos elétricos (para bikes elétricas, ciclocomputador, GPS e velocímetros); e outras.

Além disso, os clientes também podem contar com as assistências e solicitar os serviços de manutenção; de montagem de bicicleta; substituição e regulagem de selim, canote de selim, manetes de freio e cabos de aço; e fornecimento de corrente, pedal, cabo de freio, câmaras de ar e muito mais. Segundo Luiz Carlos, para acionar as assistências, basta o segurado entrar em contato com a Central de Atendimento 24 horas.

O que pode fazer parte do auxílio home office?

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23/4/2021 –

Auxílio home office, o novo benefício oferecido pelas empresas em tempos de trabalho remoto

Durante a pandemia, uma tendência no mercado de trabalho mostrou que veio para ficar: o trabalho home office ou trabalho remoto. Com a necessidade de distanciamento social e o fechamento temporário de muitos escritórios, a alternativa de muitas empresas foi optar pela modalidade remota de trabalho, deixando os funcionários em casa.

E tudo indica que muita gente pretende manter o sistema de trabalho em home office por tempo indeterminado. Uma pesquisa da empresa global de consultoria de recursos humanos Robert Half, realizada no ano passado, apontou que 86% dos entrevistados querem continuar trabalhando em casa com frequência mesmo após o fim da quarentena ou do isolamento social.

Auxílio Home Office

Com o crescimento dessa tendência de trabalho home office, surgiu também um novo formato de auxílio aos trabalhadores, que vem sendo oferecido por muitas empresas: é o auxílio home office. Afinal, trabalhar de casa pode aumentar os custos com energia elétrica e internet, por exemplo. Além disso, enquanto as condições de trabalho e conforto são semelhantes para todos os funcionários dentro do escritório, na casa das pessoas a situação é diferente.

Por isso, o auxílio home office para ajudar com os custos de se trabalhar em casa virou uma tendência importante dentro das empresas, pois oferece melhores condições aos colaboradores que trabalham remotamente. O benefício geralmente cobre parte dos gastos do funcionário com internet, energia elétrica, materiais de escritório, entre outros.

Quais são as vantagens do auxílio home office?

Receber auxílio home office, como o cartão Sodexo Multi, é uma vantagem para os colaboradores e um incentivo para o trabalho remoto, pois eles conseguirão aprimorar seus locais de trabalho, visando maior conforto e qualidade de vida.

Vantagens para empresas

Também pode ser vantajoso para a empresa que oferece o benefício. Afinal, essa ajuda de custo voltada para melhorar o ambiente do home office e o conforto do funcionário vai deixar o colaborador mais satisfeito e menos propenso a problemas de saúde e afastamentos, além de aumentar a produtividade da equipe de uma maneira geral, em condições justas.

Além do ganho na produtividade, oferecer um cartão de auxílio ao home office, como o Multi da Sodexo, proporciona mais organização para a empresa e facilita a gestão de benefícios pelo departamento do RH, já que nele é possível gerir e pagar auxílios e recursos em um só lugar, além de oferecer muito mais liberdade de escolhas aos colaboradores da empresa.

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br/qualidade-de-vida/noticias/gestao-de-pessoas/o-que-pode-fazer-parte-do-auxilio-home-office.htm

Guia de benefícios obrigatórios para funcionários no Brasil

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23/4/2021 –

Existem benefícios obrigatórios que toda empresa precisa pagar aos colaboradores, como vale-transporte e 13º salário. É importante que o empregador esteja atento!

Os benefícios oferecidos por uma empresa aos funcionários são um grande atrativo no mercado de trabalho. Alguns deles são benefícios obrigatórios que estão previstos nas leis trabalhistas e devem ser pagos a todo colaborador que for contratado em regime celetista, ou seja, quando o contrato for regido pelas regras da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT).

Quais são os benefícios obrigatórios?

Os benefícios obrigatórios são todos aqueles que estão previstos em lei para proporcionar mais qualidade de vida aos trabalhadores contratados no regime CLT.

Vale-transporte – O VT tem a função de cobrir as despesas de locomoção do funcionário para ir e voltar do local de trabalho. A quantia paga pode variar de acordo com os gastos do colaborador e, por lei, pode ser descontado em até 6% do salário do empregado;

13º salário – O 13º salário é um benefício pago no fim do ano e pode ser pago em duas parcelas, entre novembro e dezembro. Como o próprio nome diz, trata-se de um 13º mês de salário pago no fim do ano, com o objetivo de ajudar nos gastos típicos da época e movimentar a economia;

Férias remuneradas – Todo trabalhador com carteira assinada tem direito a 30 dias de férias a cada ano trabalhado na empresa. O período precisa ser remunerado com o valor total de um salário e mais o acréscimo de um terço;

Licença maternidade – É um benefício garantido às funcionárias que engravidam ou adotam um filho. Elas ganham o direito de se afastar do trabalho por um período de 120 dias, podendo ser ampliado por mais 60 dias em empresas que optam por conceder o benefício, sem prejuízo no salário. É um benefício obrigatório pago pela Previdência Social;

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – O FGTS deve ser depositado pelo empregador todos os meses em uma conta da Caixa Econômica Federal. O valor equivale a 8% do salário do empregado – que terá o direito de sacar o saldo em algumas ocasiões, como demissão sem justa causa.

Outros benefícios

Além dos benefícios obrigatórios, a empresa pode ainda oferecer vantagens extras e se antecipar a futuras legislações trabalhistas, oferecendo atrativos como vale-refeição, vale-alimentação e até o vale home office, como ajuda de custo para funcionários que estão trabalhando remotamente.

Benefícios como auxílio farmácia, que podem ser oferecidos com o cartão Sodexo Multi, podem ser um grande atrativo e um diferencial no mercado de trabalho, atraindo bons profissionais e mantendo os colaboradores satisfeitos dentro da empresa.

Website: https://www.sodexobeneficios.com.br/empresas/produtos/sodexo-multi-cartao-multibeneficios-pre-pago.htm

Registro de marcas torna-se ainda mais essencial em consequência da pandemia

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Belo Horizonte 23/4/2021 – Um exemplo é quando o cliente procura por uma empresa em sites de busca, ou redes sociais, e encontra vários resultados

Crescimento do comércio eletrônico, em decorrência do isolamento social, aumenta as chances de conflitos entre marcas

A marca é o que se utiliza para identificar um negócio, ou produto, e ela pode ser diferente do nome, (ou razão social) de uma empresa. O registro de uma marca, muitas vezes simbolizado pela letra “R” contida em algumas logomarcas, é o que garante que ninguém mais se apropriará dela. Daí vem a importância de seu registro. No Brasil, grandes empresas já enfrentaram os percalços de serem obrigadas a se desfazer de suas marcas, como é o caso da escola de idiomas Wise Up, que inicialmente se chamava Winners. Atualmente, é possível perceber um crescimento significativo do e-commerce no Brasil em decorrência da pandemia de Covid-19, (tal crescimento chegou a 73,88% em 2020, em relação ao ano anterior, segundo dados do indicador de consumo MCC-ENET). Neste amplo mercado virtual, a chance de conflito entre marcas é ainda maior e por isso a diferenciação entre elas se torna mais necessária. É o que explica o advogado Dr. Ney Pinheiro.

O advogado relata que “o registro de marca sempre foi algo importante na criação de um negócio, mas a partir do momento que grande parte das empresas está atuando em um mercado comum, como o da internet, a possibilidade de surgirem marcas iguais em um mesmo segmento poderia causar ainda mais conflito. Um exemplo é quando o cliente procura por uma empresa em sites de busca, ou redes sociais, e encontra vários resultados. Dentre outros riscos, aumentam também as chances de alguém se deparar e registrar uma marca antes mesmo de quem a criou, forçando assim o dono da ideia a se desfazer daquele símbolo”, conta Pinheiro. 

Dr. Ney também é CEO do Grupo Qualitycert, detentor da empresa Quality Marcas, uma das maiores do segmento no país. Por seu domínio sobre o assunto, o CEO cita modificações requisitadas para quem precisa se desfazer de uma marca. “Eliminação de tal símbolo de todos os seus papéis, placas, materiais de divulgação, site, etc. Mas eu ainda considero a perda da identificação do cliente com aquela marca como o principal prejuízo”, relata. “O conhecido empresário Flavio Augusto, fundador, dentre outros negócios, da escola de idiomas Wise Up, enfrentou esse problema. Por desconhecimento sobre a possibilidade de se registrar uma marca, Flavio não o fez, e precisou mudar o nome de sua instituição de ensino ao ser notificado que outra organização já o utilizava. Em entrevista ao programa de televisão “The Noite”, Flavio contou que buscou por um novo nome com a inicial “W” para, ao menos, não ter que se desfazer de sua logomarca, que era representada por essa letra”, revela Pinheiro.

Uma pesquisa realizada pelo SEBRAE indicou que 25% dos proprietários de negócios desconhecem a necessidade de se registrar uma marca. Dr. Ney explica que “o registro na junta comercial e no CNPJ é uma proteção de nome empresarial, mas não protege a marca. Esta deve ter seu registro realizado pelo INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial).” O CEO recomenda que se busque a ajuda profissional para isso. “Um time de especialistas aumenta a chance de se ter o registro deferido e evita tropeços, como o possível pagamento de taxas erradas, pedido em desacordo com a legislação e processo encerrado por perda de prazos. Na Quality Marcas, por exemplo, esse trabalho é realizado por advogados e de maneira digital. É simples e costuma agilizar meses de processo até o deferimento”, finaliza Pinheiro.

Website: https://qualitymarcas.com.br/