Rede UCI no Brasil é vendida para donos do Cine Araújo e da Cineart
Carla Boaventura
25 de agosto de 2026
A rede de cinemas UCI no Brasil foi oficialmente vendida pela Paramount Skydance para a Cia Brasileira de Cinemas, uma joint venture formada entre a rede paulista Cine Araújo e o mineiro Grupo Vila Rica, controlador da Cineart e da Cineart Filmes. As informações são de um documento entregue ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e foram veiculadas em uma matéria da Revista Exame.
Com a oficialização da compra, a Cine Araújo ganha escala nacional, ultrapassa grandes redes, como Cinesystem e Kinoplex, em número de salas. Assim, a marca assume a posição de terceira maior exibidora do mercado brasileiro, ficando atrás apenas da líder Cinemark e da mexicana Cinépolis.
Segundo a Exame, a consolidação do negócio ocorre em um momento difícil para a indústria cinematográfica brasileira. Em 2025, foram vendidos 112,8 milhões de ingressos no país, queda de 10% na comparação com 2024, ano em que Ainda Estou Aqui foi lançado nos cinemas.
A arrecadação do ano passado ficou na casa dos R$2,3 bilhões, uma queda em relação aos R$2,49 bilhões do ano anterior. A avaliação do setor e do próprio órgão regulador que o mercado foi impactado pela mudança definitiva no hábito de consumo, pelo encurtamento das janelas de exibição e pela concorrência direta com os serviços de vídeo por assinatura.
